📝 Principais Cláusulas Contratuais
Tempo de Fidelidade
Por padrão, nossos contratos possuem 12 meses de fidelidade, sendo a multa equivalente ao valor de 3 meses de aluguel.
A multa é cobrada de forma proporcional, ou seja, se for desocupar após 6 meses, será cobrado o equivalente a um mês e meio de aluguel. Já se for desocupar após 9 meses, será cobrado apenas um aluguel.
Em alguns casos a multa pode ser extendida ou reduzida, se as partes acordarem previamente.
A multa é cobrada de forma proporcional, ou seja, se for desocupar após 6 meses, será cobrado o equivalente a um mês e meio de aluguel. Já se for desocupar após 9 meses, será cobrado apenas um aluguel.
Em alguns casos a multa pode ser extendida ou reduzida, se as partes acordarem previamente.
Período do Contrato
Por padrão, nossos contratos duram 36 meses, devendo ser renovados ao final desse período.
Forma de Pagamento
Todos os pagamentos devem ser através de boleto com o beneficíario Imobiliária Braido LTDA, CNPJ 14.157.735/0001-38
No boleto, além do aluguel, pode ser cobrado valores de condomínio, IPTU, água, seguro incêndio, taxa inicial de atualização de matrícula, taxa inicial de assinatura eletrônica ou algum outro lançamento acordado previamente.
Dia de Vencimento
É possível escolher os dias 5, 10, 15, 20 ou 25 para vencimento do boleto.
Multa e Juros por Atraso
Caso o boleto não seja pago na data, será aplicado automaticamente multa de 10% e juros de correção diários.
Seguro Incêndio
É possível contratar um seguro contra incêndio para o imóvel já no início da locação.
Esse seguro protege a construção do imóvel e não os itense bens em seu interior. Esse seguro não cobra danos por vendaval ou tempestade, devendo ser consultado a apólice completa para maiores informações.
Obrigações do Fiador
O Fiador se compromete com o pagamento dos aluguéis e seus encargos, além dos danos ao imóvel e pinturas no momento da desocupação. Também, o fiador renuncia ao benefício de ordem, dessa forma pode contatá-lo sempre que houver pendências do contrato de locação.
Funcionamento do Depósito Caução
O Depósito Caução deve ser pago através de transferência bancária no início da locação e será restituído no momento da desocupação, desde que não haja aluguéis e seus acessórios em atraso e o imóvel seja entregue estado igual ao do início da locação..
Funcionamento do Seguro Fiança da CredPago
O Seguro Fiança funciona como o fiador, na falta do pagamento pelo locatário, será a seguradora que irá realizar o pagamento dos aluguéis, acessórios, manutenções e pinturas em aberto. Posteriormente, a seguradora irá buscar receber esses valores com o locatário.
Funcionamento da Caução Imóvel
Nessa modalidade, não há ninguém além do locatário com responsabilidade de pagamento, mas sim é dado um imóvel como garantia de todos os valores a serem cobrados pelo contrato de locação. Na falta do pagamento, o imóvel será levado em leilão, sendo que enquanto perdurar o contrato de locação, o imóvel não pode ser vendido.
Manutenções
De forma geral, o proprietário é responsável pelas manutenções anteriores ao início da locação e pelos vícios ocultos. Já o locatário, é responsável por manter o imóvel no estado em que estava no início da locação, consertando os danos que cause ao imóvel e realizando manutenções e pinturas periódicas para manter o imóvel no mesmo estado do início da locação.
Benfeitorias
Antes de serem realizadas, é muito importante obter a permissão do proprietário. Além disso, deve ser previamente acordado se o proprietário irá custear parte ou toda a benfeitoria, além de ser acordado se ela deve ser mantida ou retirada ao final da locação.
Desocupação
É necessário avisar com 30 dias de antecedência, restituir o imóvel em mesmo estado do início da locação, seguindo nosso procedimento de desocupação.
Pintura na Saída do Imóvel
No final da locação, se o imóvel estava com pintura nova no momento da entrada, deverá ser restituído com pintura nova.