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✅ Checklist na Entrada

Após a entrega das chaves, recomendamos seguir este checklist dentro do prazo de 5 dias para garantir que tudo esteja em perfeito estado.

Verifique se há energia no imóvel ⚡

  1. Tomadas: Teste as tomadas e identifique a voltagem de cada uma, se são 110V ou 220V.

    • 📷 Fotos na vistoria inicial podem ajudar:
      • Se na foto da tomada estiver com o testador com apenas a luz azul 🔵 então é 110V.
      • Se na foto da tomada estiver com o testador com a luz azul e vermelha 🔵🔴 então é 220V.
    • 🚫 Aviso: A Imobiliária Braido e o proprietário não se responsabilizam por aparelhos danificados devido à escolha errada da voltagem, em caso de dúvida, entre em contato antes de ligar seus aparelhos.
  2. Disjuntores: Caso as tomadas e interruptores não estejam funcionando, verifique se o quadro de disjuntores está ligado. 🔄

    • Caso os disjuntores estjam ligados e não mesmo assim a energia não está funcionando, será necessário verificar junto a Elektro (Agência de Energia) se o fornecimento está ligado, você mesmo pode fazer isso ou entrar em contato com a Imobiliária Braido.
  3. Lâmpadas e Eletrodomésticos: Teste lâmpadas, interruptores, ventiladores e chuveiros. 💡🚿

Importante

Não é obrigatório ao imóvel estar com todas as lâmpadas e chuveiros instalados no início da locação. No entanto, se houver lâmpadas e chuveiros presentes no início do contrato de locação, é importante que eles também estejam lá no final do contrato. Esses itens serão checados durante a vistoria de desocupação do imóvel.

Verifique se há água no imóvel 💧

  1. Torneiras e Sifões: Verifique todas as torneiras, suas conexões e saídas de esgoto, em busca de possíveis vazamentos. 🚰

  2. Instalações Hidráulicas: Ao testar a água no imóvel, confira também se o hidrômetro está funcionando como deveria. Há casos em que a água flui normalmente das torneiras, mas na verdade, você está usando a água da caixa d'água porque o fornecimento de água está desligado. Se possível, verique a limpeza da caixa d'água também 🚽🚿

  3. Caixa d'Água: Teste descargas, duchas higiênicas e mangueiras. 📦💧

  4. Piscina/Banheira Hidromassagem: Se aplicável, confirme a liberação de uso e peça instruções e treinamento do uso adequado. 🛁

  • 🚫 Aviso: Esses aparelhos possuem motores caros e sensíveis, além de consumirem energia elétrica e água em demasiado, não utilize se não for previamente acordado e liberado pelo proprietário do imóvel, pois caso use sem aviso prévio e ocorra danos, eles serão de responsabilidade do locatário.
Importante

Caso algo não esteja de acordo com o laudo de vistoria ou apresente vazamentos, entre em contato com a Imobiliária Braido.

Verificar portas e portões 🚪🔒

  1. Maçanetas e Fechaduras: Certifique-se de que todas funcionam corretamente. 🗝️
  • É aconselhável, principalmente no que diz respeito às chaves de acesso ao imóvel (portão e portas da frente) que o locatário realize a troca do miolo para sua segurança.
  1. Portão Eletrônico: Teste o funcionamento, bem como o de todos os controles entregues.
  2. Interfone e Campainha: Teste o funcionamento, se está tocando, falando e abrindo o portão social.
  3. Alarme e Cerca Elétrica: Caso existam, teste os controles para verificar se todos os dispositivos de segurança estão funcionando. 🚨
Importante

Caso algo não esteja de acordo com o laudo de vistoria, entre em contato com a Imobiliária Braido.

Verificar vidros e janelas 🪟

  1. Funcionamento: Abra, feche e tranque todas as janelas e vitrôs. 🔒
  2. Integridade: Verifique se há vidros trincados ou com riscos aparentes. 🪟

Ar condicionado ❄️

  1. Funcionamento: Teste o aparelho principalmente se está gelando, certifique-se que está na função resfriar (cool) ❄️.
  2. Manutenção: Com o uso do ar condicionado, é necessário realizar a manutenção periódica de limpeza e eventualmente a troca de gás, sendo de responsabilidade do locatário. 🧹

Caso seu imóvel seja em condomínio 🏢

  1. Horários para Mudanças: Confirme os horários permitidos. 🕒
  2. Documentos e Cadastros: Saiba o que é necessário para acesso ao condomínio. 📄
  3. Regras do Condomínio: Familiarize-se com o regulamento interno e demais regras. 📜

Coleta de Lixo 🗑️

  1. Data e Hora: Verifique as datas e horários da coleta de lixo. 📅
  2. Local: Em caso de condomínio, verifique o local correto e forma correta de colocar o lixo. 🛍️

Telhados e Calhas 🏡

  1. Telhas e Sujeira: É altamente recomendado que você verifique o estado do telhado do seu imóvel logo no início da locação. Procure por telhas quebradas ou sujeira acumulada, já que esses são fatores que podem contribuir para infiltrações durante períodos chuvosos.
  2. Instalação de Antenas e Internet: Se você for instalar antenas de TV ou fiação de Internet, certifique-se de que os profissionais envolvidos tenham cuidado para não quebrar telhas ou, caso isso aconteça, será necessário realizar a substituição.